quinta-feira, 16 de junho de 2011

Desafio da escola pública brasileira


A escola, como sempre, está atrasada em relação ao novo panorama da sociedade, principalmente no que tange ao acesso a diferentes meios de comunicação , informação e interatividade. Aos poucos, tenta incluir em sua prática pedagógica as novas tecnologias, incorporando novos processos de ensino e aprendizagem; no entanto, ainda há muito por fazer para atender as demandas atuais da sociedade da tecnologia e/ou do conhecimento e/ou da aprendizagem.

Vivemos em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças na vida de cada cidadão, entretanto, tal fato não é plenamente vivenciado pelas escolas públicas brasileiras, que não acompanham a velocidade e abrangência das informações.

Embora o mundo atual requeira do profissional um novo perfil: o de cidadão que se coloca frente a novos desafios, a realidade das escolas públicas brasileiras é diversa, distinta e não forma de maneira eficaz e efetiva cidadãos capazes de aprender a aprender ao longo da sua vida, tornando-se capazes de produzir conhecimentos que possam ajudá-los a resolver eventuais conflitos diários, sejam eles relacionados à vida ou ao trabalho.

Eis o grande desafio do sistema educacional brasileiro: a formação desse novo cidadão, através da incorporação das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, haja vista a falta de previsão de quais serão os conhecimentos necessários para a convivência em sociedade futuramente, bem como para a inserção no mercado competitivo do trabalho.

Nerilda da Costa Franco.

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